Meio responsáveis?
- UNIVERSO EM LINHAS
- 28 de out. de 2018
- 1 min de leitura
Atualmente, no Brasil, menores infratores (jovens com menos de 18 anos responsáveis por um crime) são considerados penalmente inimputáveis, ou seja, não podem responder criminalmente por suas infrações. Quando cometem algum crime, são encaminhados à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente e os pais são comunicados.
Isso é algo errado. Porque os pais têm que responder por um crime cometido pelo filho que, muitas vezes, agem errado pelas suas costas? No mundo de hoje, mentir para os pais é fácil. Dizer que vai para a escola e ir para outro lugar cometer infrações é simples.
Os menores, exatamente por não serem presos, se sentem na liberdade de cometer um crime, já que não lhes acarretará problema algum. Se já têm a capacidade de planejar e cometer um crime, também têm consciência das consequências.
Segundo dados de uma pesquisa do Datafolha, 87% dos entrevistados são a favor da redução da maioridade penal, justificando com o fato de muitos países desenvolvidos (como Estados Unidos, Nova Zelândia, Escócia e Suíça) já terem adotado essa lei.
A criminalidade no Brasil diminuiria, já que 7 em casa 10 crimes diários são cometidos por menores, somente na cidade de São Paulo, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O objetivo é somente diminuir a violência e melhorar a qualidade de vida no país.
Autora: Elisa Silva
Comments